O Trabalho e a Gestão Digital – A Transformação no Contexto da Gestão

O Trabalho e a Gestão Digital – A Transformação no Contexto da Gestão

O trabalho e a gestão digital são impactos da transformação digital no contexto da gestão empresarial. Os debates enfocando os desafios da disrupção para administração de empresas evoluem à medida que evoluem também a adoção de processos digitais como base estratégica e organizacional de empresas de diferentes segmentos e portes. Implementando processos digitais, organizações de todos os setores da economia têm reinventado sua relevância e funcionamento. Sustentar resultados expressivos tem variado segundo o arranjo feito para entender e operar a mudança relevante em iniciativas de curta duração. Três traços muito fortes da transformação digital.

O que é transformação digital?

Transformação digital é o número e a qualidade crescentes de possibilidade e realizações humanas facilitadas por uso de tecnologia. É o fato que as tecnologias mudaram a experiência humana de viver para patamares mais ricos de valores e significados para muito mais gente.
Para comprar, produzir, vender e entregar, o uso crescente de trabalho e de gestão digital, são uma das expressões da transformação em questão. O que deixa claro que a tecnologia mudou de status. Dela deriva uma outra realidade a ser mencionada: a disrupção digital. Termo associado a desarticulação e ou falência de empresas e ou setores econômicos inteiros capitaneados por empresas ágeis de base tecnológica.

Em linhas gerais disrupção é um conceito de resultados práticos e recorrentes. Em 2015, uma publicação de um estudo da Cisco sobre o tema, declarou que “ o conceito derrubará nada menos que 40% das empresas tradicionais” no período de 5 anos.

Caracterizando os desafios da gestão

Em 2016, o presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal, durante o Ciab Febraban, declarou:

“ … as tecnologias já impactam a sociedade há bastante tempo. A diferença, agora, é a velocidade com que essas transformações ocorrem. “Nunca estive tão envolvido com TI quanto tenho nesse momento, afirma”.

Com certeza, os desafios da gestão variarão conforme o contexto e a cultura de cada negócio. Apesar disso ou independente disso os fatores tempo, forma de fazer e mudança são comuns a todos. A lógica da estratégia, tática e operação de qualquer empresa está irremediável e permanentemente influenciada por ciclos de realizações e resultados a serem feitos em  intervalos de tempo cada vez menores e de formas mais fáceis de serem rastreados e melhorados.

O tempo, a forma e a mudança em si não são as principais transformação. Mas sim, associados ao curso ininterrupto da desmaterialização, desmonetização e  democratização operados com a disrupção. A socialização é um aspecto notável da era digital.

Os desafios da gestão, em sua grande maioria, precisam ser compreendidos à luz de qual é a influência exercida pelo empoderamento e protagonismo da experiência das pessoas (transformação digital) sobre sua cadeia de valor. O que traz outras circunstâncias para o âmbito da estratégia competitiva.

Qual a diferença fundamental?

São muitas é verdade. A mais significativa é a conclusão de que a principal alteração está no reconhecimento crescente de que é preciso atuar sobre a maneira de pensar e de fazer o negócio. Essa é a premissa e uma das principais promessas do era digital: habilitar e facilitar uma outra maneira de pensar e fazer a vida de um modo geral.

Muitas coisas podem e devem ser bem menos custosas de serem feitas por pessoas e empresas. A mentalidade é outra. Individual e coletiva. Muito mais para o coletivo do que para o individual. Com a adoção do paradigma de gestão por processos e decisões de negócio, pequenas, médias e grandes empresas têm transformado sua cultura e maneira de fazer. Intensificar o trabalho e a gestão digital tem redundado em melhor aproveitamento da capacidade humana e dos recursos de um modo geral. Sem mencionar na satisfação e crescimento da base de clientes.

O Trabalho e a Gestão Digital – qual é a transformação no contexto da gestão?

Uma resposta adequada pode ser pensada com um comparativo, alto nível, entre o jeito tradicional e o que pode ser chamado de o novo jeito de gestão.

O jeito tradicional de gestão tem suas áreas funcionais por sua principal orientação. O trabalho e as tecnologias de apoio, por exemplo, acontecem dentro das fronteiras funcionais de cada Área (ERP, CRM, MRP, WMS, TMS). O trabalho interfuncional quando não está informalizado, não está suportado por tecnologia apropriada.

Por suas propriedades, o jeito tradicional  de gestão está propenso a ser de maior custo se comparado aos modelos intensivos em trabalho e gestão digital.

O trabalho e a gestão digital são uma tradução do novo jeito de gestão no quadro da disrupção digital. O funcionamento e os recursos da Cia são orientados por uma maneira diferente de pensar, fazer e visualizar a empresa.

Os processos e de decisões de negócios são formalizados, operados, monitorados e suportados por software apropriado (BPMS). As definições e padrões pré-estabelecidos para o fluxo de processos e para os fluxos de trabalho são assimilados e executados pela suíte de automatização de processos. Uma das principais transformações no contexto da gestão é o estabelecimento de uma camada de visibilidade e orquestração de pessoas, tecnologias e processos em tempo de execução. É o aumento do trabalho e da gestão digital na execução e controle no fluxo das atividades, dos processos e dos resultados. A visibilidade e a mudança em tempo suficiente são melhor capacitadas com este paradigma.

Avançar no adoção de processos e decisões digitais é amadurecer cultura organizacional mais ágil e enxuta. É inovar como a organização entende e gerencia a sua cadeia de valor, o desperdício, os erros, as mudanças e  como ela faz para tornar a sua promessa para o cliente e para os acionistas uma experiência de ganhos superiores.

 

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Luciano Veronese Monteiro
Ajudo a pensar, escrever e fazer para resolver problemas de negócio que resolvem.
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